ChatGPT permite personalizar resultados, ler respostas em voz alta e até revisitar o histórico de pesquisas, mas poucos internautas sabem; veja funções úteis do chatbot
O ChatGPT é uma das plataformas de inteligência artificial (IA) mais populares do mundo, mas ainda existem muitos recursos pouco utilizados pelos usuários. Um exemplo deles é a função de respostas personalizadas, que permite que os internautas deem instruções customizadas para a IA e personalizem as respostas recebidas na plataforma. Já o histórico de conversas possibilita que o usuário retome chats anteriores e volte à linha de pensamento de pesquisas anteriores. A seguir, conheça cinco funções muito úteis do software da OpenAI que você não usa, mas deveria.
1. Histórico de conversas
O histórico de conversas do ChatGPT permite que o usuário acesse chats anteriores, podendo revisar os feedbacks dados pelo chatbot e pedir respostas adicionais, mesmo tendo passado bastante tempo. Essa função é bastante útil por possibilitar que as pesquisas sejam revisitadas a qualquer momento, o que é ideal para quem deseja usar a plataforma em projetos de longa duração.
Toda conversa iniciada com o ChatGPT é salva automaticamente, ficando registrada na coluna posicionada no lado esquerdo da tela. Para retomar um chat antigo, basta clicar em cima do título que a conversa inteira é resgatada. Vale citar que esse histórico também é usado pela OpenAI para treinamento e aprimoramento do ChatGPT, logo, não é recomendado compartilhar dados pessoais ou confidenciais. No entanto, esse registro pode ser desativado a qualquer momento. Para isso, o usuário precisa acessar as configurações e, em seguida, selecionar “Controle de dados”. Por fim, utilize a chave para ativar ou desativar o recurso “Histórico de conversas & treinamento”.
O Histórico de Conversa torna possível retomar chats antigos — Foto: Reprodução/Joy Tecnologia
2. Personalizar o ChatGPT
O recurso “Personalizar o ChatGPT” permite que o usuário treine o robô para dar respostas mais contextualizadas. É possível dar instruções personalizadas para que a ferramenta entenda qual a melhor forma de interagir com você, compartilhando informações como localização, assuntos preferidos, hobbies, profissão, entre outros. Além disso, é possível indicar como o chatbot deve reagir aos prompts, apontando, por exemplo, que ele deve atuar como um especialista em determinada área.
Para usar essa função, é preciso clicar em cima do nome do usuário, localizado no canto inferior esquerdo, e selecionar “Personalizar o ChatGPT”. Na janela que irá se abrir, é possível encontrar dois campos, no primeiro, o usuário deve adicionar informações que considera relevantes para que o robô forneça respostas melhores. No segundo, vale indicar como o ChatGPT deve responder aos comandos.
O ChatGPT permite que o usuário personalize a IA — Foto: Reprodução/ Joy Tecnologia
3. Compartilhamento de links
É possível compartilhar uma conversa do ChatGPT com outros usuários. Essa função foi implementada em maio de 2023 e foi criada para que os chats possam ser enviados para amigos, colegas e colaboradores de forma prática, sem precisar usar o copiar e colar ou a captura de tela. Para usar o recurso, basta clicar nos três pontinhos que ficam ao lado da conversa e selecionar “Compartilhar”. Depois, clique no botão “copiar link”. A plataforma permite que o usuário escolha se deseja compartilhar a conversa com o nome ou anonimamente.
Compartilhar conversas é bem simples com a função "Compartilhar Link do Chat" — Foto: Reprodução/Joy Tecnologia
4. Ler em Voz Alta
Em março de 2024, foi lançada a função “Read Aloud” ou “Ler em Voz Alta”, que concede ao ChatGPT a capacidade de oferecer respostas em formato de áudio. Esse recurso é muito útil se o usuário está escrevendo um discurso com a ajuda do chatbot e quiser saber como ele soa em voz alta. Também é possível usá-lo para tirar dúvidas sobre a pronúncia correta de palavras estrangeiras.
Por enquanto, a função só está disponível para poucos usuários da versão web do ChatGPT. No entanto, é possível usá-la no aplicativo, tanto em dispositivos Android quanto em aparelhos iPhone (iOS). Para isso, basta tocar na resposta até abrir o menu. Depois, selecione “Read Aloud”. É possível selecionar a velocidade da leitura, pular e voltar a cada 10 segundos.
O ChatGPT pode ler as respostar para o usuário — Foto: Reprodução/ Joy Tecnologia
5. Teste Gratuito do ChatGPT Plus
Por fim, alguns usuários do ChatGPT Plus podem enviar um número limitado de convites que dão direito a um período de teste gratuito do plano Plus. Esse plano, que custa cerca de US$ 20 mensais (cerca de R$ 100 reais em conversão direta), dá acesso ao modelo GPT-4 e outras ferramentas, como DALL·E, navegação, análise avançada de dados, dentre outras. O convite permite que o usuário tenha acesso a todos os recursos exclusivos por um período de 14 dias.
Vale ressaltar que, para ter acesso ao teste gratuito, o usuário convidado precisa cadastrar informações de pagamento na conta, como cartão de crédito ou débito. Sendo assim, é preciso ficar atento para que uma cobrança não seja feita imediatamente após o término do período de teste.
Usuários podem convidar amigos para testar o ChatGPT gratuitamente — Foto: Reprodução/Joy Tecnologia
Bônus: Memória e Chat Temporário em breve
A Memória do ChatGPT e o Chat Temporário estão sendo implementados juntas para aprimorar a interação do chatbot com os usuários. A primeira promete aumentar a capacidade do software de registrar informações, captando detalhes por conta própria e também permitindo que o usuário indique quando quer que o robô lembre de algo específico.
Existe a expectativa de que a memória do ChatGPT continue a melhorar conforme o uso. Por exemplo, ao explicar que você prefere que as respostas sejam dadas em texto corrido em vez de tópicos, o robô irá lembrar dessa informação e aplicá-la a todas as conversas futuras. Também é possível pedir que a ferramenta esqueça informações, remova dados, informações pessoais, dentre outros.
Já o Chat Temporário é uma maneira de facilitar o uso do ChatGPT de forma “anônima”, sem precisar mexer nas configurações da memória e controle de dados. As conversas temporárias não ficam registradas no histórico, não ativam a memória e também não são usadas para treinar a IA. Vale ressaltar que esses recursos foram lançados em fevereiro de 2024 e estão sendo implementados por etapas. Por enquanto, apenas um grupo selecionado de usuários têm acesso à Memória e ao Chat Temporário, que deve ser ampliado para todos os modelos do ChatGPT aos poucos.
Memória e Chat Temporário estao sendo implementados para melhorar a interação do ChatGPT — Foto: Divulgação/OpenAI
Comments