Infraestrutura de tecnologia da informação (TI) refere-se aos componentes necessários para executar e gerenciar ambientes de TI empresarial. A infraestrutura de TI pode ser implantada em um sistema de cloud computing ou nas próprias instalações da organização.
Esses componentes incluem hardware, software e rede, além de um sistema operacional e armazenamento de dados. Todos eles são usados para fornecer serviços e soluções de TI. As soluções de infraestrutura de TI estão disponíveis como aplicações de software para download. Elas são executadas nos recursos de TI existentes, como armazenamento definido por software, ou como soluções online oferecidas por provedores de serviços, incluindo Infraestrutura como Serviço (IaaS).
Quais os componentes da infraestrutura de TI?
Hardware
Hardware inclui servidores, datacenters, computadores pessoais, roteadores, switches e outros dispositivos. As instalações que abrigam, resfriam e fornecem energia aos datacenters também fazem parte da infraestrutura.
Software
Software refere-se às aplicações usadas pela empresa, como servidores web, sistemas de gerenciamento de conteúdo e o sistema operacional, como o Linux® e Windows. O sistema operacional é responsável por gerenciar o hardware e os recursos do sistema. Ele também conecta todos os recursos físicos e de software que executam tarefas.
Rede
Os componentes interconectados da rede possibilitam a comunicação, o gerenciamento e as operações de rede entre os sistemas internos e externos. A rede é formada pela conexão com a Internet, ativação da rede, firewalls e segurança, além de hardwares como roteadores, switches e cabos.
Quais os tipos de infraestrutura de TI?
Tradicional
Com a infraestrutura tradicional, a empresa abriga e gerencia, nas próprias instalações, todos os componentes, como datacenters, armazenamento de dados e outros dispositivos. Ela costuma ser vista como uma infraestrutura cara de se manter e executar. Além disso, exige eletricidade, espaço físico e grandes quantidades de hardware, como servidores.
Infraestrutura em nuvem
A infraestrutura em nuvem refere-se aos componentes e recursos necessários para a cloud computing. É possível criar uma nuvem privada por conta própria usando recursos dedicados à empresa. Se preferir, use uma nuvem pública alugando a infraestrutura de um provedor de serviços de nuvem, como Alibaba, Amazon, Google, IBM ou Microsoft. Além disso, ao incorporar gerenciamento, orquestração e portabilidade de cargas de trabalho em várias nuvens, você cria uma nuvem híbrida.
Hiperconvergente
Com uma infraestrutura hiperconvergente, você gerencia seus recursos de computação, redes e armazenamento de dados por meio de uma única interface. Quando você tem armazenamento de dados e computação definida por software no mesmo pacote, é possível aceitar cargas de trabalho mais modernas com arquiteturas escaláveis em hardwares padrão do setor.
Guia executivo para migrar para a nuvem híbrida.
Gerenciamento da infraestrutura de TI
Gerenciar a infraestrutura de TI é a coordenar todos os recursos, sistemas, plataformas, funcionários e ambientes relacionados. Veja alguns dos tipos mais comuns de gerenciamento de infraestrutura de tecnologia:
Gerenciamento do sistema operacional: fornece controle sobre conteúdo, patches, provisionamento e subscrição para supervisionar os ambientes que executam o mesmo sistema operacional.
Gerenciamento da nuvem: fornece aos administradores de nuvem controle sobre tudo que está em execução em uma nuvem, como serviços, aplicações, dados e usuários finais. Isso é feito por meio do gerenciamento da recuperação de desastres, integração, uso e implantação de recursos.
Gerenciamento da virtualização: fornece uma interface entre os ambientes virtuais e o hardware físico subjacente para simplificar a administração de recursos, aprimorar as análises de dados e otimizar as operações.
Gerenciamento das operações de TI: também conhecida como o gerenciamento de processos de negócios, esta é a prática de modelagem, análise e otimização dos processos da empresa que costumam ser repetidos, contínuos ou previsíveis.
Automação da TI: cria instruções e processos reproduzíveis para substituir ou reduzir a interação humana com os sistemas de TI. Também conhecida como automação da infraestrutura.
Orquestração de containers: automatiza a implantação, gerenciamento, escala e rede dos containers.
Gerenciamento da configuração: mantém o software, servidores e sistemas do computador em um estado consistente pretendido.
Gerenciamento da API: distribui, controla e analisa as interfaces de programação de aplicações (APIs) que conectam aplicações e dados em empresas e nuvens.
Gerenciamento de riscos: identifica e avalia os riscos e, em seguida, cria planos para minimizá-los ou controlá-los, reduzindo os possíveis impactos.
Gerenciamento de dados: coleta, armazena e usa dados, permitindo que as organizações saibam quais dados possuem, onde estão localizados, quem os possui, quem pode vê-los e como são acessados.
Por que criar sua infraestrutura de TI com a Joy Tecnologia?
A Joy Tecnologia oferece software e suporte a todas as necessidades de TI empresarial, incluindo infraestrutura, plataformas, armazenamento de dados, containers, gerenciamento e automação. Como resultado, você tem uma plataforma padronizada em ambientes físicos, virtuais e de nuvem pública e privada, com soluções que funcionam muito bem entre si e com seus processos e tecnologias atuais.
A simplicidade é essencial para ter um ecossistema de TI mais seguro e eficiente. Ao implantar uma infraestrutura criada com base em tecnologias open source, você simplifica o stack de TI com total liberdade de ação enquanto se prepara para o futuro.
Comments